25 de maio de 2015

Inundação no Texas e em Oklahoma deixa mortos e desaparecidos



 George e Susan Kruger fazem uma das três viagens com seus animais de casa alagada para abrigo no domingo (24) em Purcell, Oklahoma (Foto: AP)

Pelo menos três pessoas morreram e 12 estão desaparecidas após inundações nos estados do Texas e Oklahoma, nos Estados Unidos, que destruíram várias casas no domingo, informaram as autoridades.

Uma pessoa morreu no Texas e duas morreram em Oklahoma.

O governo local ordenou aos residentes da cidade de San Marcos, no Texas, a mais atingida, a deixar suas casas na primeira hora da manhã, quando as águas se avolumavam rapidamente na cidade depois de uma chuva torrencial.

O governo da cidade disse que abriu abrigos temporários para abrigar aqueles que não podiam voltar para casa.

As autoridades locais informaram através do Twitter que ainda não identificaram o homem que morreu na inundação, enquanto equipes de resgate buscavam várias pessoas desaparecidas.

O serviço nacional de meteorologia alertou que são esperadas tempestades elétricas além de "possíveis tornados isolados, granizo e ventos fortes" e inundações repentinas de Iowa até o Texas.

México
Ao menos 11 pessoas morreram na manhã desta segunda-feira (25) na passagem de um tornado por Ciudad Acuña, na fronteira do México com os Estados Unidos, que também afetou 300 casas, informou a prefeitura.

"Lamentavelmente 11 pessoas perderam a vida", disse em sua conta no Twitter Lenin Pérez, prefeito de Ciudad Acuña, uma localidade de 136.000 habitantes que foi surpreendida nesta segunda-feira antes do amanhecer por uma tempestade.

"Temos centenas de casas praticamente inúteis", disse o prefeito à rede de televisão Milenio ao afirmar que caminhões de transporte industrial caíram sobre as residências.