14 de maio de 2015

Esta nova ferramenta Bíblia poderia revolucionar a leitura das escrituras em todo o mundo





Quando eu era um estudante sério da Bíblia, competente em grego e hebraico lutando com (I aposentado ferido), os meus livros de referência pegou um pedaço de bom tamanho de uma prateleira. Eles eram caros, também, especialmente os hebreus. E todas essas traduções comparativos, léxicos analíticos, interlinears e dicionários expositivas significava que perseguir o significado de uma palavra, uma frase ou uma idéia poderia levar um longo tempo e envolver meia dúzia de livros abrir tudo de uma vez.
A internet mudou tudo isso é claro. Mas um projeto executado por Tyndale House em Cambridge tomou a partilha de estudos bíblicos para o próximo nível, com um programa que está cambaleando seu alcance e ambição.
A ideia do ministro batista Rev. Dr. David Instone-Brewer, Ferramentas Escrituras para cada pessoa - etapa - é projetado especialmente para professores e pregadores que não podem ter bolsos profundos ou uma biblioteca conveniente. É particularmente útil em países em desenvolvimento, onde a internet é irregular ou pouco confiável, pois ele pode ser usado offline após a (livre) download.
Mas o que ele faz?
Abra o STEP Bíblia em Gênesis 1, por exemplo. Há uma lista de referências cruzadas para baixo do lado esquerdo. Agora passa o mouse sobre uma palavra, como 'expansão'. Todas as outras instâncias serão destacadas também. Não há uma definição de dicionário eo número de vezes que aparece na Bíblia. Clique nele e ele dá o original hebraico e seu significado preciso e derivação. As diferentes formas hebraicas da palavra também são listados.
Você também pode procurar uma passagem em três traduções diferentes ao mesmo tempo. Você pode pedir STEP para buscar por palavras particulares em hebraico ou grego. Você também pode misturar pesquisas - você pode olhar para qualquer palavra traduzida como 'trono' nos Profetas e do Novo Testamento, mas somente nos versos referentes ao tema 'David'. Isto exclui versos que se referem a um "trono" em outros contextos.
Há até mesmo uma instalação tradução entrelinhas, de modo que a palavra exata Inglês para uma palavra hebraica ou grega aparece debaixo dela - muito útil para iniciantes ou correctivos que querem começar uma sensação para o idioma.
Ele fica melhor. Um Inglês versão somente seria extremamente útil, mas a interface está disponível em dezenas de línguas diferentes - e mais estão sendo planejados.
Instone-Brewer recorda a gênese do projeto, lançado há dois anos. "Lembro-me de pé e chutando folhas de outono, quando Deus me levou a compartilhar os tesouros da bolsa de estudos da Bíblia Cambridge usando o software", ele diz Christian Today. "Tyndale Casa me apoiado, e nomeou-Ferramentas Escrituras para cada pessoa. Na verdade, eu não tinha idéia que iria revelar-se tão bom. Ele faz coisas que eu não sonhar em primeiro lugar."
Ele está particularmente satisfeito com a forma como ele pode ser usado offline e em países ao redor do mundo.
"STEP é executado em um navegador de internet, mesmo quando a internet não funciona Esta capacidade de baixar e executar off-line é absolutamente necessário para nossos usuários mais importantes -., Ou seja, aqueles que lutam para estudar a Bíblia em municípios carentes, com poucos recursos e compromisso enorme.
"Na Arábia Saudita PASSO abre em árabe e em Hong Kong abre em chinês tradicional. Cinquenta interfaces de linguagem diferentes dão acesso a Bíblias e comentários em 280 línguas. Temos centenas mais nos bastidores, a fim de comunicar-se em toda a língua mãe."
Mas úteis como STEP é, no momento, é só arranhamos a superfície do que está previsto para o seu futuro. Desenvolvedor Chris Burrell, que tem dado muito do seu tempo numa base voluntária com a ajuda de uma equipe de voluntários, diz que STEP quer adicionar um aplicativo móvel e mais centenas de Bíblias. Mas as implicações para a bolsa de estudos são ainda mais emocionante. Tyndale House está a compilar uma lista exaustiva de todos os significados possíveis dos manuscritos originais, bem como todas as diferenças significativas no manuscrito leituras. O usuário terá permissão para clicar em uma palavra na passagem e mudar a palavra para uma alternativa.
Ele também está trabalhando em um recurso geográfico. Tyndale House tem um conjunto de imagens de alta resolução de Israel tomadas antes da industrialização, que refletem o que Israel parecia quando Jesus andou na terra. Eles são tão detalhadas que você pode ver lagares e eiras, bem como limites de campo.
Ele também irá permitir que os usuários para traçar diferentes locais contra a textos bíblicos - por isso, se Jesus vai de A para B via C e C não é em linha reta, o leitor sabe que Jesus poderia ter feito um desvio deliberado.
Tyndale House, também espera integrar com o Flickr para ser capaz de fornecer fotos do que o cenário se parece em vários lugares na Bíblia hoje, e também está trabalhando em uma linha do tempo da história para ajudar os alunos a encontrar quando eventos diferentes aconteceu e como eles se relacionam com outros eventos. Ele também está esperando para incluir enciclopédias e artigos para oferecer ainda mais ajuda.
Burrell diz: "Uma coisa fundamental para nós é estar na Bíblia e da Bíblia primeiro-centric Assim, o nosso fator de condução é, com todos esses dados, como podemos ajudar as pessoas a entender a Bíblia mais Como podemos obtê-los a ler a Bíblia mais.? ? Como podemos levar as pessoas a se envolver com ele mais e gastar mais tempo nele, cavando para os tesouros? E, em particular, como podemos fazer isso independentemente de seu idioma ou finanças?
A principal PASSO coisa segurando no momento, diz ele, é voluntários - pessoas que podem ler Inglês, ou pessoas que podem editar artigos, ou pessoas que pode programar software. "Geralmente, se há um coração disposto, teríamos algum lugar no projeto onde podemos encaixar no!"