28 de maio de 2015

Como é a vida de um adolescente na Síria?




28_Siria_Oxfam
Samuel é líder de uma igreja em Aleppo, uma cidade no norte da Síria, não muito longe da fronteira com a Turquia. Ele se reuniu com adolescentes de sua cidade para perguntar a eles como estavam lidando com a guerra e como eram suas vidas no dia a dia. O grupo era composto por Abel*, Dani* e Josh*.

Como é um dia normal pra vocês?
A: Chato. As coisas não fazem nenhum sentido. Todo dia é o mesmo tédio de sempre. Não há nada para fazer por nós e não há lugar para ir a não ser para a escola - se a situação permite. Não há nada além, nada de novo.

O que assusta vocês?
J: Bombas e foguetes.


D: A morte súbita de bombardeios e foguetes.
A: Para ser ferido de explosões e tem que ficar na cama. Eu me preocupo com a morte de minha família, de bombardeios e, em seguida, ficar sozinho. Além disso, a escuridão.

Quais são seus planos para o futuro?
D: Estudar e cursar uma pós-graduação na universidade e, em seguida, encontrar um emprego para trabalhar e ganhar a vida em um país pacífico.
A: Eu gostaria de continuar meus estudos em um país ocidental, para ter uma vida melhor. Além disso, eu gostaria de ter meu próprio negócio.

Qual é o seu sonho?
D: Ver a paz na nossa cidade. Realmente, eu gostaria de viver em país pacífico, onde não há guerra. Estamos cansados da guerra e da situação instável; queremos ir a um país seguro.
J: Eu sonho em ter um amigo fiel e uma vida alegre cheia de emoção.

Onde Deus está em sua vida?
A: Sinto Deus comigo na maior parte do tempo. Através dos milagres vemos que ele está nos protegendo. Mas eu tenho perguntas: o que acontece com aqueles que estão morrendo ou ficando feridos por causa de foguetes? Onde está Deus para eles?

O que vocês fariam se eu desse pra vocês 50 euros (aproximadamente R$150)?
J: Eu iria salvar metade, porque estamos em uma situação de guerra e nós não sabemos o que vai acontecer. Gostaria de tentar ajudar as crianças muito pobres.
D: Eu ia comprar algumas coisas novas pessoais e talvez eu daria uma parte do dinheiro para a igreja, para que eles para ajudar os necessitados.

Pedidos de oração
Peça a Deus pela segurança desses adolescentes e suas famílias que vivem em um futuro extremamente incerto.
Clame para que a igreja local seja testemunho vivo do amor de Jesus para que muitos venham a conhecer a verdadeira esperança.
Suplique a Deus pelo fim da guerra e da violência na Síria.

*Nomes foram alterados por motivos de segurança.