11 de abril de 2015

Mais de 83 mil Bíblias foram enviadas para os cristãos de Cuba




Mais de 83 mil Bíblias foram enviadas para os cristãos de Cuba

Desde que o governo se declarou como Estado laico, e não mais ateu, as atividades religiosas têm tido espaço no país
Cristãos cubanos vão receber Bíblias enviadas pela primeira vez dos Estados Unidos, precisamente dos portos do Sul da Flórida para serem distribuídas em várias igrejas em toda Cuba. A previsão de chegada das Bíblias em Havana é para esta quarta-feira, dia 25 de março.
Um carregamento de 83.723 Bíblias em espanhol, em três contêineres, está sendo enviado dos EUA para Cuba, onde serão distribuídas em igrejas batistas no oeste e leste da ilha cubana, graças a Junta de Missões Internacional, sob a sigla em Inglês IMB - (International Mission Board), informou recentemente a Convenção Batista do Sul nos EUA. No anúncio feito pela IMB, foi confirmado o envio de três contêineres de 40 pés, cheio de Bíblias.
Esta é a terceira remessa de Bíblias para ilha cubana. Os Batistas do Sul enviaram em 1999 quase 500 mil Bíblias, disse o líder de estratégia da IMB, Kurt Urbanek em um comunicado à imprensa.
Urbanek, acrescentou que esta remessa de Bíblias é a primeira a ser enviada diretamente dos EUA desde que o governo de Cuba permitiu a liberação do livre comércio no final de 2014.
“O amplo processo de busca da permissão para o governo cubano em liberar o envio de Bíblias, requereu uma grande quantidade de negociações entre representantes do governo e a Sociedade Bíblica em Cuba”, disse Urbanek no comunicado.
“Estamos gratos ao governo cubano que abriu as portas para as Bíblias”, afirmou Urbanek.
Desde que o o governo de Cuba alterou sua Constituição em 1992, declarando um Estado laico, e não mais ateu, as atividades religiosas tem tido espaço no país para crescer e florescer.
“O crescimento é tão incrível, por isso que a Bíblia é muito importante”. disse Urbanek.
O total de 75% serão distribuídas em dois ministérios. A Convenção Batista Ocidental de Cuba com sede em Havana receberá 32 mil Bíblias, enquanto que a Convenção Batista do Leste de Cuba em Santiago, receberá a mesma quantidade.
Relatos informam que cerca de 30 mil pessoas aceitaram a Jesus em 2014, por este motivo já foram abertas mais de 1.300 igrejas domésticas nos últimos anos.
IMB- (International Mission Board) atribuiu os recursos utilizados para realizar a remessa destas bíblias ao esforço conjunto entre a LifeWay Christian Resources, a Convenção Batista da Flórida, Church by the Glades en Coral Springs, Flórida, outros grupos e doações de pessoas individuais.
Life Way doou 60 mil bíblias, a IMB contribuiu com 100 mil dólares, enquanto que os Batistas da Flórida com 2 mil dólares em Bíblias com capa de couro. A distribuição inclui também Bíblias de Estudo, com letras grandes para aqueles que têm dificuldades visuais e comentários bíblicos.