13 de abril de 2015

A cura de Naamã

    Resultado de imagem para a cura de naamã                                                           
Tema: A Cura de Naamã
Texto: (2 Reis 5:5-19)
Introdução: Naamã era comandante do exercito sírio durante o Reinado de ben-hadade por sugestão de uma prisioneira de guerra israelita ele procurou Eliseu para se curar da lepra pois com essa enfermidade ele perderia o respeito do seu povo e a sua família para sempre ele estava sem saída um homem de tantas vitorias em sua vida mas agora derrotado pela lepra causando medo no seu coração mas Deus tinha a solução para aquele homem usou aquela jovem para dar uma notícia que e a mudar a historia e rumo da sua vida mostrou que em sua terra existia um Profeta que servia um Deus que cura e liberta para sempre.
1- Naamã em busca da cura (2-Reis 5:6)
a- Ele pede que seu Rei mandasse uma carta para o Rei de israel pedindo para que ele curasse de sua enfermidade.
b- A resposta do rei de israel foi dura de principio pois pensava que essa dura tarefa ela seria para ele.
2-Naamã se preparou com muitos presentes pensando ser recebido pelo Profeta com honra mais foi diferente (2 Reis 5.9-11)
a- Naamã um grande Herói acostumara-se a ser respeitado sentiu-se insultado quando Eliseu o tratou como uma pessoa comum um homem orgulhoso esperava um tratamento Real.
b- Eliseu fala ao mensageiro dizer a Naamã que ele deveria tomar banho no rio Jordão sete vezes mergulhando para ele ficasse curado de sua enfermidade.
c- Pensou Naamã banha-se ali pensou numa água barrenta seria uma atitude não aceitável pois era de um nível alto demais.
3- Naamã estava sem saída porque sua enfermidade era grave 
a- Naamã teve que aceitar e se humilhar e obedecer as ordens de Eliseu para ser curado.
b- Mesmo com seu orgulho no seu coração obedeceu a sua ordem e ficou curado para sempre.
c- Aceitou a misericórdia de Deus ficou limpo e disse que a partir daquele momento e a adorar e bendizer a Deus de Israel para sempre.
4- Naamã ofereceu presentes para Eliseu
a- Eliseu recusou a recompensa de Naamã para mostra que o favor de Deus não pode ser comprado. 
b- o que nos salvará sera a nossa Fé em Jesus Cristo e não nossa conta bancaria. 
Conclusão: este homem cheio de orgulho e vanglorias não podia aceitar a simples cura por meio da Fé algumas pessoas reagem a oferta do perdão de Deus da mesma maneira para alguns somente crer em Jesus Cristo não parece suficiente para trazer a Vida Eterna e para alcançar verdadeiramente a vida eterna tem que largar o mundo de pecados e viver verdadeiramente uma vida devocional Com Jesus Cristo e só assim herdará a Vida eterna.

Redação: Portal Proclamai o Evangelho Brasil