25 de fevereiro de 2015

Segredos da alimentação saudável

Uma alimentação saudável ajuda a manter e promover a saúde do corpo e da mente. Trata-se de pequenas decisões diárias que contribuem para um bom funcionamento do organismo por mais anos e com maior qualidade de vida.
Alguns dos maiores segredos da alimentação saudável são:
  • Evitar ingerir alimentos com conservantes ou aditivos artificiais, como enlatados ou refeições pré-preparadas para o consumo;
  • Reduzir o consumo de alimentos refinados, como farinha de trigo branca ou açúcar;
  • Não comer alimentos com muita gordura, como aqueles que são fritos;
  • Investir numa alimentação variada e colorida:
  • Preferir comer alimentos de origem biológica;
  • Beber muitos líquidos, pois a água completa o equilíbrio e cuidado com o corpo;
Uma alimentação sem exageros, livre de conservantes e corantes e pobre em gordura e açúcares facilita o bom funcionamento do metabolismo, evitando o desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas.

Dicas para uma alimentação saudável

Estas 7 dicas para uma alimentação saudável ajudam o organismo a se manter saudável, auxiliando na prevenção e controle de doenças, como diabetes e hipertensão.
  1. Começar o dia com um bom café da manhã, por exemplo, um pão francês com queijo minas e um suco de laranja.
  2. Comer em intervalos regulares de 3 horas.
  3. Acompanhar sempre as refeições principais, almoço e jantar, com legumes e verduras.
  4. Variar o consumo de frutas e comer 3 a 5 porções por dia.
  5. Preferir carnes magras e proteínas de origem vegetal, como feijão, grão e soja.
  6. Evitar adicionar açúcar, sal e gordura aos alimentos.
  7. Beber 1,5 a 2 litros de água por dia.
Uma alimentação saudável não se pratica de repente, mas é sem dúvida uma opção que se faz dia a dia e aumenta qualidade de vida em qualquer idade.
O corpo humano pode ser comparado a um carro que resiste muito mais ao tempo quando tratado com combustível e produtos de qualidade, embora, neste caso, seja mais fácil trocar algumas peças.