17 de fevereiro de 2015

Invasão de privacidade? Smart TVs Samsung podem `escutar´ o que você diz


Invasão de privacidade? Smart TVs Samsung podem `escutar´ o que você diz


Empresa sul-coreana confirmou que os seus televisores inteligentes podem gravar conversas e transmitir para um centro de armazenamento

O ditado “as paredes têm ouvidos” parece ter ganho uma versão moderna: “as TVs da Samsung têm ouvidos”. Depois de uma denúncia feita pelo site Daily Beast, a empresa sul-coreana confirmou que os seus televisores inteligentes podem gravar conversas e transmitir para um centro de armazenamento. Porém, negou que hackers possam ter acesso aos dados.
A página revelou a possibilidade nesta segunda-feira (9), e rapidamente a companhia se posicionou sobre o assunto. Segundo o Daily Beast, o que acontece é que um usuário, quando ativa o comando de voz da TV, automaticamente permite que tudo o que falar perto dela acabe sendo gravado. E, provavelmente, sem saber disso.
“O reconhecimento de voz do usuário, que permite controlar a TV sem utilizar o controle remoto, é uma característica de nossas Smart TVs que pode ser ativada ou desativada pelo usuário. O proprietário da TV também pode desligar o aparelho da internet a qualquer momento”, disse a empresa.
O grande problema da questão é a segurança das conversas. A própria política de privacidade da Samsung já diz que “palavras utilizadas nos comandos, mesmo que sejam informações pessoais ou confidenciais, serão gravadas e transmitidas a terceiros”. Ou seja, há um registro dos comandos de voz. E se estes dados não forem criptografados, hackers podem facilmente chegar a eles.
No entanto, a Samsung diz que leva a privacidade dos consumidores “muito a sério” e garante não armazenar, nem vender, áudios capturados. Além disso, a empresa frisa que todo o conteúdo é criptografado, o que impediria usuários mal intencionados de interceptarem e se aproveitarem destes dados. Agora que tudo já foi esclarecido, é bom, por precaução, tomar cuidado ao ativar este recurso.
Confira abaixo alguns trechos do que diz a aba “Reconhecimento de voz” no site oficial da Samsung:
"Se você ativar o reconhecimento de voz, poderá interagir com sua Smart TV usando sua voz. Para oferecer o recurso de reconhecimento de voz, alguns comandos de voz podem ser transmitidos (em conjunto com informações sobre seu dispositivo, inclusive identificadores de dispositivos) a um serviço de terceiros que converte fala, ou parte dela, em texto para oferecermos a você os recursos de reconhecimento de voz. 
Além disso, a Samsung poderá coletar e seu dispositivo poderá capturar comandos de voz e o texto associado para que possamos oferecer a você recursos de reconhecimento de voz e para avaliarmos e melhorarmos os recursos. Esteja ciente de que, se suas palavras incluírem informações pessoais ou confidenciais, essas informações estarão entre os dados capturados e transmitidos para terceiros por meio do uso do reconhecimento de voz.
A qualquer momento você poderá desativar a coleta de dados do reconhecimento de voz. Para isso, acesse o menu de ajustes. No entanto, isso poderá impedir que você use todos os recursos do reconhecimento de voz."