16 de maio de 2013


Vai a 6 o nº de mortos após passagem de tornados no Texas

Nº de mortos pode aumentar pois há feridos em estado grave.
Tormentas deixaram 100 feridos; 14 pessoas estão desaparecidas.


Tornado deixa 6 mortos no Texas (Foto: AP)

Chega a 6 o número de mortos após a passagem de vários tornados pela cidade de Granbury e seus arredores, no Texas,Estados Unidos, na noite de quarta-feira (15), informou o xerife do condado de Hood, Roger Deeds. Ao menos 14 pessoas estão desaparecidas.
Os tornados causaram graves danos materiais nas casas e infraestruturas da região e pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, das quais 28 tiveram que ser atendidas em um hospital local.

Os tornados acompanharam as fortes tempestades que atingiram o norte do estado do
 Texas.Segundo o jornal "The Dallas Morning News", alguns dos feridos estão em estado grave, e, por isso, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.
O Sistema Meteorológico Nacional dos EUA informou que pelo menos 10 tornados chegaram a tocar na terra.
A polícia local ressaltou que a zona mais afetada pelos ventos foi a conhecida como Rancho Brazos e algumas áreas próximas ao Lago Granbury, informou a "CBS".
De acordo com a emissora americana, os residentes de uma zona conhecida como Rancho Decordova também tiveram que ser retirados devido a um vazamento de gás ocasionado por uma tempestade. Por sua parte, o xerife do condado explicou que havia aproximadamente 110 casas na principal região afetada.
Ferido em Granbury é levado a uma ambulância. (Foto: Mike Fuentes / AP Photo)Ferido em Granbury é levado a uma ambulância. (Foto: Mike Fuentes / AP Photo)
O funcionário ressaltou que os danos causados pelos tornados tinham transformado a população e os arredores "em uma zona de guerra". Para atenuar a situação, a Cruz Vermelha Americana instalou vários refúgios para acomodar os desabrigados.
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, outro tornado, de 1,6 km de diâmetro, foi registrado em Cleburne, a cerca de 25 km ao sudeste de Granbury. Dezenas de casas ficaram destruídas nesta cidade, embora as autoridades não tenham confirmado a existência de vítimas.
Um terceiro tornado afetou a pequena cidade de Millsap, situada a 65 km ao oeste de Fort Worth, também no Texas, onde várias casas também ficaram destruídas.
Ventos das tormentas viraram e jogaram o baú de um caminhão contra um carro. (Foto: Tom Fox / The Dallas Morning News / Via AP Photo)