15 de maio de 2013

NOTICIAS DO BRASIL E DO MUNDO

Maior preocupação em março, Maracanã agora recebe elogios da Fifa

RIO DE JANEIRO, 15 Mai (Reuters) - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, elogiou nesta quarta-feira o avanço na reta final da reforma do Maracanã, mas ressaltou que o estádio terá de passar por todos os testes possíveis no único jogo que será realizado antes da Copa das Confederações.
Em visita realizada ao estádio junto com membros do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Valcke disse que o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho, será fundamental para testar o funcionamento das novas instalações.
"Parabéns pelo trabalho realizado nas últimas semanas, é simplesmente incrível o que seres humanos podem fazer e vocês fizeram", disse Valcke, que chamou o estádio de "a catedral, a meca do futebol".
"Havia muito trabalho a fazer desde que viemos em março e, novamente, é incrível o que foi feito no estádio", acrescentou.
Quando esteve no Rio de Janeiro no início de março, Valcke chegou a declarar que o atraso na entrega do Maracanã era a maior preocupação da Fifa. Na época, ele disse que a conclusão do estádio apenas em maio poderia ser prejudicial para a organização da Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho.
"Temos um jogo... vamos nos certificar de que usaremos esse jogo para testar tudo que pudermos", disse Valcke sobre o amistoso de 2 de junho. "Teremos milhares de pessoas vindo ao estádio, teremos funcionários, voluntários... Vamos trabalhar o máximo que pudermos para assegurar que na primeira partida (da Copa das Confederações) tudo estará ok no Maracanã", disse Valcke.
O Maracanã foi reaberto no final de abril, com utilização de apenas 30 por cento da capacidade e somente para convidados, após passar por uma reforma de mais de 1 bilhão de reais que modificou completamente o estádio que será o palco da final da Copa do Mundo de 2014.