15 de maio de 2013


HEMORRÓIDAS
Hemorróidas são veias dilatadas (varizes) do reto e do canal anal.
Elas podem ou não se apresentar com sintomatologia. Os sintomas e sinais são variáveis em número e intensidade. Pode haver dor, sangramento, aumento de volume na margem anal (mais presentes no esforço da evacuação) sendo as queixas mais freqüentes.
Muitas vezes não são relatadas pelo paciente, mas as hemorróidas são comprovadas pelo médico no exame físico especializado.
Em qualquer das situações o tipo de tratamento varia de paciente para paciente.
O que deve também ser de conhecimento de todos é que no momento do exame desta região ano-retal, o diagnóstico inicial de hemorróidas não exime o paciente de fazer um exame completo.
O que é um exame completo? 
 
1.Observar a região ano-retal:
o médico ao observar a região pode constatar lesões cutâneas, tumores, hemorróidas externas.
2.Realizar exame de toque retal:
verifica condições do músculo retal, presença de tumores do reto e canal anal, condições da próstata no homem, massas pélvicas ou posição e tamanho alterados de órgão femininos
3.Endoscopia ou retosigmoidoscopia:
visualizar hemorróidas, tumores ou outras alterações na mucosa deste segmento do intestino e possibilita a biopsia que é realizada sem dor (e sem necessidade de anestesia).
O tratamento é variável, podendo ser desde tratamento tópico com pomadas ou supositórios, ou ligaduras elásticas (feitas no próprio consultório), microcirurgia, cauterização e tratamento cirúrgico.