21 de maio de 2013

Cristo Redentor tem novas regras de acesso a partir desta terça-feira

Cristo Redentor terá novas regras de acesso a partir desta terça-feira (21) (Foto: Cristiane Cardoso/G1)


O Cristo Redentor, no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, começa a ter novas regras de acesso a partir desta terça-feira (21). Cariocas e turistas que quiserem visitar o monumento, terão vans autorizadas disponíveis para chegar ao local. O veículo vai partir do Largo do Machado direto para o monumento.
Já o visitante que preferir usar o trem do Corcovado, deverá adquirir o bilhete pela internet através do sitewww.corcovado.com.br. Não haverá mais ponto de vendas na estação do Cosme Velho nem no Hotel Paineiras. Na bilheteria, será feita apenas a troca do voucher pelo ingresso. Os bilhetes também serão comercializados em casas lotérias e em um quiosque da Riotur, na Candelária, no Centro.
As mudanças têm o objetivo de acabar com o transporte pirata, evitar o tumulto na região, além de facilitar a chegada do visitante ao Cristo e ordenar o entorno do monumento.
Para o visitante que optar ir de carro ou táxi, o ingresso também terá que ser adquirido pela internet. A regra vale também para operadoras de turismo e agentes de viagem.
Fiscalização 
Também nesta terça-feira começa a operação de fiscalização no entorno ao Cristo Redentor. Agentes das secretarias municipais de Governo, Ordem Pública, Transportes, além da Guarda Municipal, Riotur e Coordenadoria Especial de Transporte Complementar atuarão em diversos pontos no combate a ambulantes, flanelinhas, cambistas, vans irregulares e estacionamento proibido. Os agentes municipais trabalharão de segunda a segunda, por tempo indeterminado.
A fiscalização será intensificada ainda no Largo Machado pela Unidade de Ordem Pública (UOP) do Catete. A Riotur vai orientar turistas em três pontos: Largo do Machado, Cosme Velho e Hotel Paineiras. As novas regras também estarão informadas em um folder bilíngue que será distribuído e afixado nos táxis.

Assalto a turistas
Em abril, um grupo de nove turistas alemães foi assaltado em uma van na Estrada das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, no acesso ao Cristo Redentor. Cinco homens em um carro de passeio abordaram o grupo e levaram dinheiro, documentos e aparelhos eletrônicos.
Todos os suspeitos envolvidos no crime foram presos.