20 de abril de 2013


SP tem 'Dia D' de vacinação contra gripe neste sábado

Secretaria de Saúde quer vacinar 3 milhões na região metropolitana.
Mais de 7 mil postos de vacinação atendem a população em todo estado.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado (20) o “Dia D” da campanha de vacinação contra gripe. Das 8h até as 17h, mais de 7 mil postos de vacinação estarão abertos em todo estado.
A campanha teve início nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26. O estado espera imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de pessoas.
Neste sábado, o atendimento será reforçado com postos volantes para acelerar o processo de imunização dos paulistas. Um esquema especial com 3 mil veículos, 33 ônibus e quatro barcos também foi montado para complementar o atendimento. No total, serão aproximadamente 42 mil profissionais da área da saúde envolvidos na ação.
Segundo a Secretaria de Saúde, há pouco mais de 3,8 milhões de pessoas a serem vacinadas na capital paulista e Grande São Paulo. A meta, durante a campanha, é imunizar pelo menos 80% (aproximadamente 3 milhões de pessoas) deste total.
A novidade para a campanha deste ano ficou por conta de um acréscimo na população alvo do projeto: agora, assim como idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde e doentes crônicos, as mulheres que deram à luz em até 45 dias e os presidiários também estão entre o grupo prioritário de vacinação.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina não provoca gripe. Ela é composta por pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. 
Além de imunizar os cidadãos contra a gripe A H1N1, a mesma da pandemia de 2009, as vacinas também irão proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.