19 de abril de 2013

SAUDE


PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Quais os cuidados Odontológicos que se deve ter o Paciente com necessidades Especiais (PNE).
Na odontologia os cuidados são os mesmos para todos os pacientes sejam ou não portadores de necessidades especiais. Além de todos estes cuidados, alguns PNE necessitam outras atenções, em acordo com suas deficiências e potencialidades. Aqueles que têm dificuldade motora precisam de ajuda de outras pessoas para realizarem higiene bucal. Outros, que têm dificuldade de entendimento, precisam de instruções repetitivas de higiene, até que possam assimilar estas tarefas.
Em que idade deve ser levado ao Odontólogo?
Na erupção do primeiro dente, é recomendável ir ao consultório dentário,onde será analisada as atenções especiais deste paciente, segundo suas necessidades.
Quais as possibilidades de um PNE ter dentição normal?
Apenas alguns PNE com certas características especiais (síndromes) apresentam alterações de forma e número dentário. A maioria tem dentição semelhante a outros pacientes, que pode ser normal ou anormal, segundo suas características genéticas ou adquiridas.
Um PNE com fissura palatina, operado com 7 meses, e depois com 5 anos,quais são as probabilidades para sua dentição permanente?
Todos os pacientes com fissura palatina devem ser acompanhados por cirurgiões, ortodontistas e fonoaudiólogos entre outras áreas da saúde. Existe alteração de posicionamento dentário, principalmente nos fissurados totais, em que a fissura palatina se estende até o lábio. Se tratados precocemente desde os primeiros dias de vida e orientando a forma correta da amamentação os problemas diminuem.