10 de abril de 2013


Brincadeira na cozinha

Convide a criança para um passeio divertido (e educativo) no universo das panelas. Trata-se de um passatempo capaz de ajudar a garotada a conhecer os alimentos e, o melhor, aceitá-los sem tanta briga

por Regina Pereira / fotos Sheila Oliveira - Empório Fotográfico

Página 1 de 3
Seu filho faz cara feia para salada de cenoura? Recusa-se a comer beterraba? Nada de desespero. Para vencer a batalha, convide esse inimigo das hortaliças e afins a se aventurar na cozinha. “É o momento perfeito para acabar com o preconceito em relação a determinados alimentos”, opina a nutricionista Martha Fonseca Paschoa, do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo. “Uma apresentação caprichada também é capaz de despertar a curiosidade e pode levar a criança a experimentar coisas novas”, arremata a nutricionista Gabriela Losso, da Unilever.

Para ajudar nessa missão, que às vezes parece impossível, SAÚDE! selecionou seis receitas criativas muito fáceis de fazer. Render-se aos novos sabores será apenas uma questão de tempo.

Hambúrguer de cenoura

Ingredientes

3 cenouras raladas
1 maçã sem casca ralada
1 clara de ovo
1/2 xícara de chá de cebola
3 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de salsa
Sal a gosto
1/2 xícara de chá de farinha de rosca
Azeite de oliva para untar

Modo de preparo

Esprema a cenoura para retirar o excesso de suco e misture com a maçã, a clara, a cebola, a aveia e a salsa. Tempere com sal. Faça bolinhas achatadas no formato de hambúrguer. Passe-as na farinha de rosca. Unte uma frigideira antiaderente com o azeite e frite-as.

Rendimento: 8 unidades

Receita criada pela nutricionista Priscila Marques/Colégio Elvira Brandão.

Brigadeiro de cenoura

Ingredientes

1 cenoura ralada no ralo grosso
1 xícara de chá de água
1 1/2 xícara de chá de leite em pó
2 colheres de sopa de Maizena
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina
Coco ralado para cobrir
Margarina para untar

Modo de preparo

Bata no liquidificador a cenoura, a água, o leite em pó, a Maizena e o açúcar até que todos os ingredientes estejam incorporados. Transfira para uma panela média, junte a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo até aparecer o fundo da panela. Despeje em um prato levemente untado. Deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas e passe no coco ralado.

Rendimento: 30 unidades

Receita criada pela equipe da Maizena

Boa para os olhos

Tanto o brigadeiro quanto o hambúrguer são feitos com cenoura. Além de emprestar seu colorido aos pratos, a receita fica muito mais vitaminada. É que o vegetal está cheio de betacaroteno e esse nome esquisitão é sinônimo de vitamina A. Isso mesmo. Quando o betacaroteno entra no organismo, transforma-se nesse importantíssimo nutriente que protege os olhos e a pele. Deu para ver a razão pela qual a cenoura não deve ficar fora do cardápio?