17 de abril de 2013


A Importância da Transgeracionalidade
O estudo da Transgeracionalidade ou da transmissão psíquica entre gerações, demonstra a importância do legado que é herdado dos antepassados e que constitui a riqueza dos costumes e tradições. Observa-se, por exemplo, essas características nas famílias de imigrantes, que preservando suas culturas de origem, mantém vivos a história de seus ancestrais, na medida em que valorizam o significado de sua herança e os transmitem à seus descendentes.
Nesse processo de transmissão, que pode ser tanto de aspectos positivos, quando aqueles considerados negativos, se forem feitos de viva voz, ou seja, quando são falados entre uma geração e outra, com espaços para serem pensados, discutidos e elaborados, maior será a possibilidade de se tornar assimilados e enriquecerem a vida psíquica e a vida de relação dos indivíduos que compõe essa família.
Inúmeras vezes não é assim que acontece, principalmente quanto aos assuntos considerados negativos, ou condenados e vergonhosos. Nesse caso é freqüente observar-se um silêncio, uma interrupção nos diálogos, criando um clima de suspense e de interrogação entre as pessoas, principalmente para a geração seguinte que ouve a história entrecortada. Paira no ar um clima de mistério, até de constrangimento, de dúvida e desconfiança. O que se passa por aqui? ou o que não querem ou não podem nos contar? Sentimentos de incertezas, inseguranças brotam nas mentes dos descendentes originando pensamentos fantasmáticos de qualquer natureza, impedindo que essas pessoas construam sua própria identidade, alienadas que ficam nos mandatos de outros.
Por mais vergonhoso ou trágico que seja o conteúdo calado é imprescindível que ele venha à tona, que não seja enclausurado dentro da mente dos descendentes, para que esses se sintam verdadeiros herdeiros de sua origem e possam dar continuidade à sua história.
Quando isso não é possível acontecer de forma natural, pode-se pensar em procurar uma ajuda profissional que certamente criará um espaço para que essas demandas sejam acolhidas e elaboradas.