31 de março de 2013

MUNDO


Torre Eiffel é reaberta após ameaça de bomba

Monumento fechou por cerca de duas horas para polícia realizar buscas.
Após varredura e retirada de cerca de 1.500 pessoas, Torre foi reaberta.

A Torre Eiffel foi reaberta neste sábado (30) por volta das 18h (de Brasília) após ter sido evacuada pelas forcas de seguranca francesas depois de uma ameaca de bomba recebida de uma cabine telefônica.
Pessoas passam por carros de polícia que bloqueiam o caminho para a Torre Eiffel Tower, neste sábado (30), após ameaça de ataque ao monumento. (Foto: Thomas Coex/ AFP Photo)

Pessoas passam por carros de polícia que bloqueiam o caminho para a Torre Eiffel, neste sábado (30), após ameaça de ataque ao monumento. (Foto: Thomas Coex/ AFP Photo)
A ligação anônima, de acordo com o site do jornal "Le Parisien", foi efetuada de um bairro situado nos arredores da capital e foi dirigida ao número padrão de emergência da polícia.
As forças de segurança iniciaram a evacuação por volta das 15h30 (horário do Brasil) e, em menos de uma hora, segundo as fontes, todas as 1,5 mil pessoas que estavam no lugar - entre visitantes e empregados - já tinham deixado a torre turística.
Durante esse período, uma equipe especializada iniciou uma varredura no local na busca por eventuais explosivos e, duas horas depois, segundo o "Le Parisien", decidiu autorizar novamente o acesso do público à torre.
No último mês de fevereiro, as autoridades francesas reforçaram o plano de alerta antiterrorista Vigipirate, que se encontra atualmente no nível vermelho, imediatamente inferior à máxima escala - a de cor escarlate -, e abrange, entre outras medidas, o aumento da vigilância nos edifícios públicos e nas infraestruturas de transporte.