31 de março de 2013

MUNDO


Coreia do Sul anuncia manobras conjuntas com os EUA em abril

A Coreia do Sul anunciou neste domingo que realizará em abril manobras militares conjuntas em seu território junto com a Marinha dos Estados Unidos para comprovar sua capacidade perante potenciais provocações do regime norte-coreano.
l
O anúncio de Seul foi feito depois que neste sábado a Coreia do Norte declarou que tinha entrado em "estado de guerra" com o Sul dentro de uma intensa escalada de ameaças por parte do país comunista.
O Exército da Coreia do Sul explicou que os exercícios consistirão em manobras e operações conjuntas para testar suas unidades.
Além disso, revelou que os militares americanos que estiverem no país para estes exercícios serão convidados a participar de "discussões técnicas para a preparação de possíveis provocações da Coreia do Norte".
Como resposta à escalada de ameaças feitas nas últimas semanas por parte do regime de Pyongyang, o Exército da Coreia do Sul disse que tentará manter em "nível alto o estado de preparação perante potenciais provocações", informou a agência local "Yonhap".
Ao longo do mês que vem, os militares baseados nas ilhas fronteiriças do Mar Amarelo também farão exercícios aéreos e navais em diferentes lugares.
Neste momento, a Coreia do Sul e os EUA realizam as manobras conjuntas anuais Key Resolve, que envolvem cerca de 10 mil soldados sul-coreanos e 3.500 americanos, além da um porta-aviões e caças de combate.