20 de março de 2013


EUA estão comprometidos com segurança de Israel, diz Obama

Barack Obama desembarcou em Israel nesta quarta-feira (20).
Irã deve dominar as conversações em Israel.

O presidente dos EUA,Barack, disse no início de sua primeira visita oficial a Israel, nesta quarta-feira (20), que o comprometimento dos Estados Unidos com a segurança do Estado judeu é sólido como uma rocha.
"Vejo esta visita como uma oportunidade de reafirmar os laços inquebráveis entre as nossas nações, para reafirmar o comprometimento inabalável da América com a segurança de Israel e para falar diretamente ao povo de Israel e a seus vizinhos", disse Obama numa cerimônia de recepção no aeroporto de Tel Aviv.
"Tenho confiança em declarar que nossa aliança é eterna, é para sempre", acrescentou.
Visita
Esta é a primeira visita de Obama a Israelcomo presidente dos Estados Unidos. O candidato Obama foi ao país em 2008, durante a campanha presidencial.
O Irã deve dominar as conversações em Israel, diante das suspeitas ocidentais de que Teerã está desenvolvendo uma arma nuclear sob a fachada de um programa atômico civil.
Não se espera que Obama aproveite a viagem ao Oriente Médio para lançar uma proposta visando à retomada do processo de paz entre Israel e os palestinos. Na semana passada, Obama disse à TV de Israel que seu objetivo era "escutar".

                         
Presidente dos EUA, Barack Obama ,  entre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (à direita) e presidente Shimon Peres (à esquerda) escutam hino nacional noaeroporto de Israel nesta quarta-feira (20) (Foto:  AFP PHOTO / JACK GUEZ)
Presidente dos EUA, Barack Obama , entre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (à direita) e presidente Shimon Peres (à esquerda) escutam hino nacional noaeroporto de Israel nesta quarta-feira (20) (Foto: AFP PHOTO / JACK GUEZ)