25 de março de 2013

                                                  Curiosidade

O Sol tem aproximadamente 99.9% de toda a matéria do sistema solar? O sistema solar é composto de: 1 estrela (Sol, núcleo do sistema, controla o movimento dos planetas e de outros astros); 9 planetas (com seus 32 satélites); milhões de asteróides e milhões de cometas.
» A Terra é o único planeta do sistema solar que tem água em estado líquido? A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para desenvolver-se: temperatura entre 0º e 100ºC (água em estado líquido) e de uma atmosfera que permita a respiração.
» As marés são provocadas pela força de atração solar e lunar que ora se opõem e ora se combinam? Quando o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação à Terra, essas forças de atração tendem a anaular-se, produzindo as mares de amplitude mínima ou mares baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha, a atração se torna exagerada e provoca as mares de grande violência.
» Os peixes trocam de dentes durante toda a vida?
» Os corais e esponjas têm aproximadamente 600 milhões deanos? Foram os primeiros animais e sobreviveram a todas as Eras.
» Os tubarões são peixes cartilaginosos? Ou seja, não têm ossos. A maioria dos outros peixes os têm. Os tubarões são relíquias do passado distante, sobreviveram a 350 milhões de anos de luta feroz por alimento e espaço vital. Possantes e velozes chegam ao aterrorizante comprimento de 15 metros e têm apetite para tudo, de plancto a gente. Todos os tubarões carnívoros têm predileção por animais em perigo, e isto abrange cães, gatos, homens e até, num caso verídico, um elefante enlouquecido que entrou no mar.
» Os aracnídeos, aranhas e escorpiões, são carnívoros?
» Os escorpiões foram os primeiros animais terrestres? Surgiram no mar, arrastaram-se até a praia e aí permaneceram.
» Alguns mamíferos botam ovo? Que cães, ursos e focas têm um ancestral comum? Mamíferos são vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem leite para seus filhotes. Eles apareceram à cerca de 220 milhões de anos logo após os primeiros dinossauros. Alguns botavam ovos (hoje sobrevivem as Equídnas) e outros eram placentários, davam à luz filhotes.
» No Paleoceno (65 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros eram os maiores predadores terrestres, os Mesoniquídeos, que provavelmente deram origem às baleias.
» No Eoceno (53 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros com garras, os Creodontes, deram origem aos modernos carnívoros com garras: felinos, gatos-de-algália, hienas, tigres-dente-de-sabre, cão, doninha, ursos e focas.
» Os mamíferos Ungulados, ou com cascos, são herbívoros derivados de ancestrais pequenos e ligeiros que corriam nas pontas dos pés para escapar dos predadores. São os ancestrais do cavalo. O primeiro cavalo conhecido data do Eoceno (53 milhões de anos atrás) e era do tamanho de uma rapousa. No Oligoceno os ungulados atingiram grandes dimensões: primitivos rinocerontes, primitivos camelos, primeiros bisões, primitivas girafas, zebras e vacas etc.