4 de março de 2013


Após acidente com trem, Ferrovia Carajás é liberada em Buriticupu, MA

Vale informou que liberação ocorreu por volta de 8h de domingo (3).
Trem descarrilou e obstruiu estrada na manhã de sexta-feira (1º).


Trem da Vale descarrila e obstrui Ferrovia Carajás em Buriticupu, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)A Companhia Vale informou que a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi liberada por volta de 8h de domingo (3), em Buriticupu, MA. A ferrovia estava obstruída desde a manhã de sexta-feira (1º), quando 11 vagões de um trem da empresa descarrilaram e obstruíram a estrada.Por meio de nota enviada ao G1, a empresa informou que, com a liberação, o transporte de carga voltou a operar normalmente. A Vale lembrou que não houve danos ambientais ao Rio Pindaré, cujo leito fica às margens da ferrovia.
"Todas as medidas preventivas realizadas pela empresa, entre as quais a utilização de barreiras de contenção, foram comunicadas a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que acompanharam e avaliaram as ações preventivas de perto", assegurou a assessoria de comunicação da empresa.
Ainda de acordo com a nota, as viagens de trem de passageiros serão retomadas nesta segunda (4). As viagens com destino a Parauapebas, PA, saem da estação de São Luís às 8h. Os passageiros que já adquiriram os bilhetes devem se dirigir às estações para remarcar a passagem ou solicitar reembolso. Informações podem ser obtidas pelo "Alô Ferrovias", por meio do número 0800-285-7000.